cubaneria

Esotu de partida para Cuba neste próximo dia 25/05, sexta-feira. A viagem tem como objetivo as famosas talleres internacionales da Escuela Internacional de Cinema y TV de Cuba. Serão três semanas de documentarismo na veia com o Sr. Jorge Fuentes.

Nos últimos meses, foram pesquisadas e assistidas cerca de  quatro dezenas de películas cubanas, sendo corto ou largometrajes, ficciones ou documentales para colocar em dia este processo de pesquisa sobre cinema latino-americano que começou em dois mil e sete. Porém, não é fácil encontrar películas cubanas íntegras e de qualidade para se assistir. Aquelas disponíveis no youtube, em sua maioria estão em baixa qualidade, mas mesmo assim são referêcias fundamentais para se conhecer a história do cinema cubano, a exemplo de Pasado Meridiano, de 1961.Outras referências clássicas, principalmente para los ninõs dos años 1980, é a película Vampiros en la Habana, de 1985, que foi um sucesso de público.


Além disso, antes de partir para o Caribe, registro aqui dois links que me foram importantes fontes de consulta na internet em busca de material fílmico sobre Cuba, são eles: kubaneando  e cubacineonline, sendo eles dois grandes bancos de dados e de películas sobre o cinema cubano.

Enfim, como todo país tem o seu "Ricardo Darin", registro aqui o excelente site do Jorge Perrugoría, um ator que traz em si uma forte identidade do cinema cubano.

É isso. Agora, é arrumar as malas, preparar-se para as escalas em Caracas e producir cinema en la isla, porque sueños son nuestros mejores guiones en esta vida.

Abraços fortes!
Fábio Monteiro