release do "almas"

Cia Teatro da Cidade inicia nova montagem teatral com processo aberto ao público
Em parceria com o Sesc, grupo realiza atividades com profissionais envolvidos na produção, cujo tema será Tchékhov. Processo será registrado em forma de documentário.
A Cia Teatro da Cidade, em parceria com o Sesc São José dos Campos, realiza de maio a agosto, palestras e oficinas com atores do grupo e profissionais envolvidos em sua nova produção, cujo tema será sobre a vida e obra do dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904). As atividades, que são gratuitas e abertas ao público e pessoas interessadas, dão o pontapé inicial para a próxima montagem da companhia, que completa 22 anos de existência esse ano, e integram o projeto Almas Abaixo de Zero, aprovado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura.
O projeto “Almas Abaixo de Zero” tem o objetivo de criar um espetáculo inédito a partir de um mergulho no universo de Tchekhov e sob esse olhar falar dos problemas humanos e da atual realidade social.
Todo o processo de montagem e as pesquisas sobre Anton Tchekhov vêm sendo registradas pela Coágulo Filmes, para um filme documentário, que será produzido após a pré-estreia da peça, prevista para o próximo dia 25 de agosto. A empresa, também parceira da Cia Teatro da Cidade nesse projeto, criou o blog http://doc-tchecov.blogspot.com.br/ para que pessoas interessadas possam acompanhar de perto o processo de trabalho do grupo.
Nos próximos dias 22 e 23 de maio, às 19h, ocorrem, respectivamente, as palestras “A obra de Anton Tchekhov e o teatro contemporâneo”, com a professora russa Elena Vássina, responsável pela orientação teórica do projeto, e “A cenografia para as encenações de Anton Tchekhov”, com o professor da Universidade de São Paulo (USP) Fausto Viana, que desenvolverá os figurinos e cenário da nova montagem.
Já nos dias 26 e 27 de maio, das 14h às 18h, o músico e compositor Beto Quadros, que assina a direção musical do espetáculo, desenvolve a “Oficina de paisagens sonoras”, que aborda a relação entre ambientação e enredo e como os sons auxiliam na criação de climas às necessidades de cada cena.
A palestra “O Universo de Tchekhov e a dramaturgia”, com Samir Yazbek, que desenvolve o texto dessa nova montagem, ocorre no dia 12 de junho, às 19h. Primeiro brasileiro convidado a escrever para o National Theatre de Londres, Yazbek também escreveu, entre outras peças, “O Fingidor” e “As Folhas de Cedro”, que conquistaram os prêmios Shell 1999 e APCA 2010, respectivamente, de melhor dramaturgia.
Em agosto, nos dias 11 e 12, das 14h às 18h, os atores Adriana Barja, Ana Cristina Freitas, Andréia Barros, Izildinha Costa, Vander Palma e Wallace Puosso, que integram a companhia e  participam dessa produção, realizam a “Oficina de criação atoral”, que aponta dinâmicas para a criação de cenas por meio de processo colaborativo, método utilizado pelo grupo há mais de dez anos para suas encenações.
A nova montagem terá direção de Claudio Mendel, que realizou oficina de direção, primeira atividade que integra o projeto “Almas Abaixo de Zero”, nos últimos dias 5 e 6 de maio, e que coordenará a “Oficina de criação atoral”.
Projeto - O processo de pesquisa sobre o universo tchekhoviano começou no final do ano passado, com leituras das peças escritas pelo dramaturgo, das mais de 4.000 cartas que ele correspondeu com amigos, escritores e parentes, e de seus contos mais significativos, além de filmes baseados em suas obras e documentários sobre o dramaturgo e a época em que viveu.
Considerado o Shakespeare da literatura moderna, Tchekhov ficou consagrado como o mais ousado transgressor da tradição literária clássica e grande renovador da arte dramática, criando um novo paradigma estético do drama contemporâneo.
Atualmente, além de encontros com os profissionais envolvidos no processo de criação do espetáculo, os atores da companhia se reúnem para montagens de cenas baseadas nas pesquisas sobre o escritor e em acontecimentos recentes ocorridos na cidade, além de desenvolver, junto com Beto Quadros, possíveis sonoridades da peça.
Serviço:
“Almas Abaixo de Zero”
Abertura de processo de pesquisa e montagem de novo espetáculo da Cia Teatro da Cidade sobre vida e obra de Anton Tchekhov.
 Todas as atividades serão realizadas no Sesc – av. Adhemar de Barros, 999
Maio
Palestras
22 – “A Obra de Anton Tchekhov e o teatro contemporâneo”, com Elena Vássina
23 -  “A cenografia para as encenações de Anton Tchekhov”, com Fausto Viana
Horário das palestras: 19h
Oficina
Paisagens sonoras, com Beto Quadros
Dias 26 e 27 (sábado e domingo)
Horário: das 14h às 18h
20 vagas
Junho
Palestra
12 – “O Universo de Tchekhov e a dramaturgia”, com Samir Yazbek
Horário: 19h
Agosto
Oficina
Criação Atoral, com Claudio Mendel e atores da Cia Teatro da Cidade
Dias 11 e 12 (sábado e domingo)
Horário: das 14h às 18h
Telefone para informações: (12) 3941-7631
Informações para imprensa:
Andréia Barros (12) 3921-5367 ou 7814-9934