Carta Aberta - Econtro Estival no SESC 07/10/10

Olá,

Se me permitem, através desta, eu gostaria de fazer duas ou três considerações sobre o evento Cultura, formulação de políticas e ações” realizado no último dia 07 no SESC/ SJC pelo Estival. Em primeiro lugar, destaco aqui O meu reconhecimento e admiração pelo trabalho de equipe e articulação desenvolvida pelo grupo. De fato, é uma equipe competente e próspera que veio suprir certas demandas sociais nesta cidade de São José dos Campos. E são estes motivos que me fazem procurar um diálogo.

UM: De acordo com o flyer divulgado, a proposta inicial era “colocar em pauta questões necessárias para a condução e proliferação de ações e políticas culturais nos centros urbanos”. A partir dessa referência, vejo que o evento – até o momento em que tive a oportunidade de acompanhar – se pautou mais em apresentar referências de iniciativas culturais institucionalizadas culturais da região e menos em propor um diálogo com os vários interessados no tema que estavam presentes. Perdemos muito tempo apresentando históricos em vez de propor debates e trocas de experiências. Éramos muitos, e a maior parte, na plateia. Portanto, há algo aí que precisa ser revisto e pode ser refeito. Uma sugestão é, primeiro descentralizar o debate envolvendo os interessados de diferentes áreas de atuação para, num segundo momento, reunir todos com suas devidas propostas, metas e táticas feitas para organizarem e afinarem interesses comuns. É preciso reconhecer as diferentes visibilidades que temos em jogo na seara cultural local.

DOIS: De início, como muitos presentes, não acredito no potencial institucional da Fundação Cultural Cassiano Ricardo para promover uma efetiva comunicação e integração dos produtores e realizadores locais. Portanto, não considero pertinentes as reclamações feitas à Instituição, uma vez que o mais importante é que nos preocupemos em valorizar nossos trabalhos, metas e realizações individuais e coletivas, sejam independentes ou institucionais.

TRÊS: Posto isto, em nome da Coágulo Filmes, uma produtora independente sediada em SJC, eu me coloco à disposição para qualquer reunião, debate, encontro e projeto individual e/ou coletivo que tenha como objetivo a efetiva realização de atividades aplicadas à transformações sociais.

Atenciosamente, aguardo novos convites profissionais.

Fábio Monteiro