"Malyebao", "Mallevado" ou "Malvado"


Eis aqui o documentário de curta-metragem que realizamos na Taller Internacional de Jorge Fuentes na Escuela Internacional de Cinema y TV de Cuba, a grande EICTV. O documentário foi realizado por Marlene Guibert (Espanha), Eliecer Jimenez (Cuba), Mario Piche (El Salvador) e eu, Fábio Monteiro, brasileiro nato.

Foram três semanas de trabalho intenso, não tivemos sequer um fim de semana. Primeiro porque, no sorteio, fomos o grupo número 01, isto significa que tivemos que finalizar o roteiro de filmagem no fim de semana para apresentá-lo ao Câmera Raul e ao Sonidista Pardini e, todos juntos colocarmos este roteiro em prática por dois dias a partir das seis horas da manhã de segunda-feira.

Antes disso, vale destacar que foram dois dias de pré-produção procurando uma boa história, uma boa personagem em Baracoa um vilarejo pesqueiro com cerca de cinco mil pessoas onde nenhum de nós nunca estivemos... Sendo assim, nosso primeiro foco seria alguma "pescador furtivo", desses que pescam e vendem seus pescados na rua, e isto implica em uma atividade ilegal em Cuba. Encontramos três pescadores furtivos, entretanto nenhum nos impactou o suficiente pra fecharmos um filme.

Então, voltamos ao José Ramón Herrera, vulgo "Mallevado" (Malvado) - cujo apelido ele escreve como "Malyebao", daí as diferentes versões para o título do filme. Nossa investigação seria abordar este contraste em um homem que é conhecido como Malvado, mas ao mesmo tempo é conhecido e muito querido por todos em Baracoa... Disto adiante, somente vendo o curta.

Para encerrar este artigo - e deixar outras histórias para outros artigos -, vejo que vale a pena dizer que a experiência dos quinze dias intensos com Marlene, Eliecer e Mário foi forte, impactante. Primeiro, pela diversidade de sonoridade e sentidos das línguas espanholas; segundo, porque as visões de mundo sempre eram conflitantes e, portanto, construtivas; terceiro, digo que a presença profissional da equipe da EICTV - Raul, Pardini e da simpatissíssima editora Joanna Montero - nos legou um grande handicap de prática cinematográfica...

Enfim, como diria o Flávio Basso, a EICTV neste junho foi um lugar ducaraleo...

Abraços fortes!
Fábio Monteiro

cubaneria

Esotu de partida para Cuba neste próximo dia 25/05, sexta-feira. A viagem tem como objetivo as famosas talleres internacionales da Escuela Internacional de Cinema y TV de Cuba. Serão três semanas de documentarismo na veia com o Sr. Jorge Fuentes.

Nos últimos meses, foram pesquisadas e assistidas cerca de  quatro dezenas de películas cubanas, sendo corto ou largometrajes, ficciones ou documentales para colocar em dia este processo de pesquisa sobre cinema latino-americano que começou em dois mil e sete. Porém, não é fácil encontrar películas cubanas íntegras e de qualidade para se assistir. Aquelas disponíveis no youtube, em sua maioria estão em baixa qualidade, mas mesmo assim são referêcias fundamentais para se conhecer a história do cinema cubano, a exemplo de Pasado Meridiano, de 1961.Outras referências clássicas, principalmente para los ninõs dos años 1980, é a película Vampiros en la Habana, de 1985, que foi um sucesso de público.


Além disso, antes de partir para o Caribe, registro aqui dois links que me foram importantes fontes de consulta na internet em busca de material fílmico sobre Cuba, são eles: kubaneando  e cubacineonline, sendo eles dois grandes bancos de dados e de películas sobre o cinema cubano.

Enfim, como todo país tem o seu "Ricardo Darin", registro aqui o excelente site do Jorge Perrugoría, um ator que traz em si uma forte identidade do cinema cubano.

É isso. Agora, é arrumar as malas, preparar-se para as escalas em Caracas e producir cinema en la isla, porque sueños son nuestros mejores guiones en esta vida.

Abraços fortes!
Fábio Monteiro

release do "almas"

Cia Teatro da Cidade inicia nova montagem teatral com processo aberto ao público
Em parceria com o Sesc, grupo realiza atividades com profissionais envolvidos na produção, cujo tema será Tchékhov. Processo será registrado em forma de documentário.
A Cia Teatro da Cidade, em parceria com o Sesc São José dos Campos, realiza de maio a agosto, palestras e oficinas com atores do grupo e profissionais envolvidos em sua nova produção, cujo tema será sobre a vida e obra do dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904). As atividades, que são gratuitas e abertas ao público e pessoas interessadas, dão o pontapé inicial para a próxima montagem da companhia, que completa 22 anos de existência esse ano, e integram o projeto Almas Abaixo de Zero, aprovado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura.
O projeto “Almas Abaixo de Zero” tem o objetivo de criar um espetáculo inédito a partir de um mergulho no universo de Tchekhov e sob esse olhar falar dos problemas humanos e da atual realidade social.
Todo o processo de montagem e as pesquisas sobre Anton Tchekhov vêm sendo registradas pela Coágulo Filmes, para um filme documentário, que será produzido após a pré-estreia da peça, prevista para o próximo dia 25 de agosto. A empresa, também parceira da Cia Teatro da Cidade nesse projeto, criou o blog http://doc-tchecov.blogspot.com.br/ para que pessoas interessadas possam acompanhar de perto o processo de trabalho do grupo.
Nos próximos dias 22 e 23 de maio, às 19h, ocorrem, respectivamente, as palestras “A obra de Anton Tchekhov e o teatro contemporâneo”, com a professora russa Elena Vássina, responsável pela orientação teórica do projeto, e “A cenografia para as encenações de Anton Tchekhov”, com o professor da Universidade de São Paulo (USP) Fausto Viana, que desenvolverá os figurinos e cenário da nova montagem.
Já nos dias 26 e 27 de maio, das 14h às 18h, o músico e compositor Beto Quadros, que assina a direção musical do espetáculo, desenvolve a “Oficina de paisagens sonoras”, que aborda a relação entre ambientação e enredo e como os sons auxiliam na criação de climas às necessidades de cada cena.
A palestra “O Universo de Tchekhov e a dramaturgia”, com Samir Yazbek, que desenvolve o texto dessa nova montagem, ocorre no dia 12 de junho, às 19h. Primeiro brasileiro convidado a escrever para o National Theatre de Londres, Yazbek também escreveu, entre outras peças, “O Fingidor” e “As Folhas de Cedro”, que conquistaram os prêmios Shell 1999 e APCA 2010, respectivamente, de melhor dramaturgia.
Em agosto, nos dias 11 e 12, das 14h às 18h, os atores Adriana Barja, Ana Cristina Freitas, Andréia Barros, Izildinha Costa, Vander Palma e Wallace Puosso, que integram a companhia e  participam dessa produção, realizam a “Oficina de criação atoral”, que aponta dinâmicas para a criação de cenas por meio de processo colaborativo, método utilizado pelo grupo há mais de dez anos para suas encenações.
A nova montagem terá direção de Claudio Mendel, que realizou oficina de direção, primeira atividade que integra o projeto “Almas Abaixo de Zero”, nos últimos dias 5 e 6 de maio, e que coordenará a “Oficina de criação atoral”.
Projeto - O processo de pesquisa sobre o universo tchekhoviano começou no final do ano passado, com leituras das peças escritas pelo dramaturgo, das mais de 4.000 cartas que ele correspondeu com amigos, escritores e parentes, e de seus contos mais significativos, além de filmes baseados em suas obras e documentários sobre o dramaturgo e a época em que viveu.
Considerado o Shakespeare da literatura moderna, Tchekhov ficou consagrado como o mais ousado transgressor da tradição literária clássica e grande renovador da arte dramática, criando um novo paradigma estético do drama contemporâneo.
Atualmente, além de encontros com os profissionais envolvidos no processo de criação do espetáculo, os atores da companhia se reúnem para montagens de cenas baseadas nas pesquisas sobre o escritor e em acontecimentos recentes ocorridos na cidade, além de desenvolver, junto com Beto Quadros, possíveis sonoridades da peça.
Serviço:
“Almas Abaixo de Zero”
Abertura de processo de pesquisa e montagem de novo espetáculo da Cia Teatro da Cidade sobre vida e obra de Anton Tchekhov.
 Todas as atividades serão realizadas no Sesc – av. Adhemar de Barros, 999
Maio
Palestras
22 – “A Obra de Anton Tchekhov e o teatro contemporâneo”, com Elena Vássina
23 -  “A cenografia para as encenações de Anton Tchekhov”, com Fausto Viana
Horário das palestras: 19h
Oficina
Paisagens sonoras, com Beto Quadros
Dias 26 e 27 (sábado e domingo)
Horário: das 14h às 18h
20 vagas
Junho
Palestra
12 – “O Universo de Tchekhov e a dramaturgia”, com Samir Yazbek
Horário: 19h
Agosto
Oficina
Criação Atoral, com Claudio Mendel e atores da Cia Teatro da Cidade
Dias 11 e 12 (sábado e domingo)
Horário: das 14h às 18h
Telefone para informações: (12) 3941-7631
Informações para imprensa:
Andréia Barros (12) 3921-5367 ou 7814-9934

nova produção: "almas abaixo de zero"

Eis aqui o flyer do novo espetáculo da "Cia Teatro da Cidade" neste 2012:


A produção do espetáculo será acompanhada pela Coágulo Filmes e o resultado será um documentário de longa metragem sobre os bastidores e a preparação desta Companhia Teatral em seus desafios frente ao Tchecov.

O diário desta nossa nova produção pode ser acompanhado pelo blog: " http://doc-tchecov.blogspot.com/ "

Acompanhem-nos!

Abraços,
Fábio Monteiro